2 Abril 2024
Ação Social e Cultural
No dia 23 de março, o SPZN deu continuidade ao caminho até ao Santuário de Fátima, iniciando esta terceira etapa na praia do Torrão do Lameiro, em Ovar, e terminando em São Jacinto, Aveiro. A última etapa está prevista para os dias 7 e 8 de dezembro de 2024, data que homenageia a Imaculada Conceição.
Num fim de semana que dava as boas-vindas à primavera, o reencontro dos peregrinos foi tão caloroso e animado como o tempo que se fazia sentir. Mantendo a boa disposição entre a partida e chegada desta etapa dos Caminhos de Fátima pela Costa, houve, ainda, oportunidade para visitar espaços dedicados às tradições costeiras e da ria de Aveiro, como o Estaleiro Museu do Monte Branco, onde os caminheiros ficaram a saber mais sobre o moliceiro, barco típico da região.
Observe, através das palavras dos caminheiros e da fotogaleria (a seguir), o retrato desta etapa:
"No dia 23 de Março, decorreu a terceira etapa do caminho de Fátima pela costa, que uniu a praia do Areinho, em Ovar, a São Jacinto.
Com a ria de Aveiro como companhia a que se aliou uma temperatura primaveril, os caminheiros efetuaram uma primeira paragem na Igreja de Nossa Senhora da Paz, seguindo-se a habitual paragem para almoço, já no parque do Monte Branco, Torreira. Neste belo jardim, existe um museu vivo dedicado ao património cultural da Ria, o Estaleiro Museu do Monte Branco, um espaço de conhecimento e de valorização das artes de construção das embarcações que deram e, ainda, dão vida à Ria de Aveiro. A visita foi, gentilmente, guiada pelo vice-presidente da Câmara Municipal da Murtosa, que nos deu a conhecer a importância da construção naval tradicional desta região, as características únicas dos barcos da Ria de Aveiro, dos moliceiros às bateiras, passando pelos aspectos construtivos e pelos incontornáveis painéis.
Para culminar a visita a este singelo museu tivemos o privilégio de ver o espaço dedicado à construção dos moliceiros e de ouvir, na primeira pessoa do Mestre, a forma como se desenrola tão nobre arte, as ferramentas e técnicas utilizadas pelos grandes mestres construtores.
Finda a visita, seguimos rumo ao nosso destino final e nem um intenso ataque de melgas, já com São Jacinto à vista, nos retirou o bom humor e espírito de companheirismo que sempre nos acompanha. Assim nos despedimos desta linda jornada, com votos de uma Santa e Feliz Páscoa, e com o pensamento na próxima etapa, já do lado de lá da Ria.
O Caminho continua..."
Notícias Relacionadas
Caminho Inglês - 15 e 16 de março de 2025
Durante o Caminho, foram muitos os testemunhos de homenage...
23 Abril 2025
Caminho Inglês para Santiago 3ª e 4ª etapa
CAMINHO INGLÊS - 15 e 16 de fevereiro de 2025 - SPZNNa me...
14 Março 2025
Caminho da Geira e dos Arrieiros
Caminho da Geira e dos ArrieirosAs inscrições são para s...
12 Março 2025