25 Janeiro 2024
Atualidade
A FNE e a AFIET (Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho) celebraram a 24 de janeiro de 2024, o VI Dia Internacional da Educação, com a Conferência “A Educação de que precisamos - Refletir o PISA 2022 e as políticas de educação e formação para o futuro”.
O evento decorreu presencialmente no Hotel Barcelona, em Lisboa, entre as 14h30 e as 18h00m e via plataforma zoom.
Esta foi uma oportunidade que a FNE e a AFIET oferecem para análise e debate sobre os recentes resultados do PISA 2022 e o futuro da educação em Portugal, assim como para avaliar o desempenho dos alunos portugueses, expresso naquele relatório da OCDE.
Para tal tarefa, a FNE e a AFIET convidaram os oradores Anabela Serrão, Vogal do Conselho Diretivo do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) - instituição que coordena a nível nacional o estudo do PISA, Domingos Lopes, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e Margarida Mano, Vice-Reitora para a Qualidade, Inovação e Desenvolvimento, da Universidade Católica Portuguesa.
Em tempos de mudança governativa e de esperança em novas apostas educativas, a FNE/AFIET pretendeu com esta conferência procurar respostas e soluções para uma educação de qualidade ao longo da vida, com vista a perceber as exigências do futuro e as consequências que se esperam ver resolvidas nas políticas de educação e formação do governo que sairá das eleições de 10 de março.
A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, em 3 de dezembro de 2018, o dia 24 de janeiro como o Dia Internacional da Educação. Objetivo: assinalar o papel da educação para a paz e o desenvolvimento dos povos.
Consulte aqui a galeria de fotos do evento
Vídeo completo da Conferência
Notícias Relacionadas
Finalmente terminou a Propina do EPE! 11 anos de trabalho para pôr fim a uma injustiça!
Após 11 anos de lutas e protestos, que decorreram de 2013...
1 Dezembro 2024
Professores surpreendidos com altas taxas de retenção e descontos milionários de IRS no salário deste mês
Há docentes com taxas de retenção na fonte acima dos 44% ...
22 Novembro 2024
Vencimentos de novembro: Esclarecimento e Garantia
No processamento de vencimentos de novembro foi aplicada, em...
22 Novembro 2024
Medicina do Trabalho - Um passo em direção à valorização dos profissionais da Educação.
A Federação Nacional da Educação, FNE, congratula-...
23 Outubro 2024