25 Setembro 2022
Distritais
Neste tempo histórico/educativo de conhecimento “líquido” considera-se que a formação não deve parar nos períodos em que se obtém uma determinada qualificação, nem reduzir este processo aos contextos de ensino formal. Desta forma, investir na reflexão e na formação apresenta-se como um processo vital de um profissional docente. São muitas as temáticas em debate quando se aborda “a questão docente”. O erro, frequentemente reiterado, é abordar soluções de forma isolada e desconexa, quando, na nossa apresentação, “a questão docente” deve ser tratada como uma constante e abordar um vasto número de fatores com relações complexas entre si.
Com esta ação é nossa pretensão questionar profundamente o tempo educacional presente, tendo em conta as memórias – passado – e a possibilidade de vislumbrar novos cenários – futuro, assumindo que os professores não são super-heróis, não obstante necessitarem de superpoderes para responder aos desafios que lhe são colocados no tempo hodierno.
Conteúdos
Objetivos
Com esta proposta ação pretende-se:
Alguns dados profissionais da oradora convidada:
Licenciada em Filosofia (1999) e Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2002), possui uma pós-graduação em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (2007) e uma pós-graduação em Neuroeducação (2016). Entre 2006 e 2010 obteve um Diploma de Estudos Avançados em Análise e Intervenção Educacional e realizou Doutoramento em Teoria e História da Educação, na Faculdade de Ciências de Educação da Universidade de Vigo (2010).
É investigadora integrada no CIDTFF da Universidade de Aveiro e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica e Abordagens/Metodologias de Aprendizagem Inovadoras. Integra ainda um grupo de investigação na Universidade Autónoma de Madrid – SieP (Saúde, Inclusão, Equidade e Pedagogia) e coordena uma linha de pesquisa na Universidade Federal do Rio de Janeiro no Brasil.
É Professora-adjunta na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti desde 2004, onde é coordenadora-adjunta do Departamento de Formação de Professores, diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, diretora do Mestrado em Educação, diretora da Pós-Graduação em Inovação e (trans)Formação Educacional e Presidente do Conselho Técnico-científico.
Colabora, enquanto consultora pedagógica, com várias escolas na região do grande Porto e com a equipa do Mais Sucesso Escolar, nomeadamente o Projeto Fénix (apoiado pelo Ministério da Educação). Colabora com a Inspeção Geral da Educação e Ensino (IGEC) em atividades de avaliação externa de escolas e com a ANQUEP na verificação da atribuição do selo de qualidade EQAVET (ensino profissional).
Email: dag@esepf.pt
https://www.cienciavitae.pt/AF1F-74D8-5462
CONFERÊNCIA: Tempo(s) do(s) Professor(es) e superpoder(es)
(Acreditada com Ação de curta duração pelo CFprof)
Horário: 10h00 - 13h00 (3horas)
Data: 5 de outubro de 2022
Local: Auditório do Museu de Artes Decorativas de Viana do castelo
Destinatários: A ação de curta duração tem como destinatários Educadores/as de Infância, Professores/as do Ensino Básico e Secundário e outros profissionais de educação.
INSCRIÇÕES
Contacte as Delegações Regionais do SPZN de:
- Viana do Castelo
- Monção
- Ponte de Lima
Incrições limitadas!
Notícias Relacionadas
SPZN - Dias de encerramento de Serviços
Informamos todos os associados que os Serviços do Sindicato...
13 Dezembro 2024
SPZN celebrou Dia Mundial do Professor em Viana do Castelo
Foi em Viana do Castelo que decorreram as celebrações do...
7 Outubro 2024
Dia Mundial do Professor: Uma homenagem que marca 50 anos de luta!
Prestes a encerrar o ano em que se celebram os 50 anos d...
1 Outubro 2024
Abertura do Ano Letivo 24/25 em Famalicão
O SPZN de Famalicão, a convite do pelouro da Educação d...
12 Setembro 2024