O programa "Arte em Movimento" tem um novo desafio: uma visita a S. João da Madeira, a realizar no próximo dia 4 de junho.
São muitos os pontos de interesse nesta região de raízes bem antigas, referenciada pela primeira vez em fontes escritas em 1088: duas cartas de venda, em pergaminho, referem a "Uilla de Sancto Ioanne de Mateira" (designação que se julga ficar a dever à abundância de madeira na região).
Conhecendo um intenso desenvolvimento industrial e comercial no século XIX, aqui chega o comboio - Caminho de Ferro do Vale do Vouga - em 1908, e logo depois a luz elétrica.
A vila é elevada a cidade a 16 de Maio de 1984.
O nosso destino, porém, tem origens mais recentes:
- de manhã, visitaremos o Museu da Chapelaria, inaugurado a 22 de Junho de 2005 no espaço que foi uma antiga fábrica de chapelaria
- da parte da tarde rumamos a Avanca para visitar a Casa-Museu Egas Moniz (1874-1955), médico cujos estudos dedicados às "doenças mentais" valeram a atribuição do Prémio Nobel em 27 de outubro de 1949.
Recordamos que, como é habitual, as inscrições e pagamento para participar nesta visita são realizadas no SPZN. No momento da inscrição deverá igualmente indicar qual a sua opção de menu para o almoço, de entre as propostas indicadas abaixo.