30 Agosto 2019
Notícias FNE
A Federação Nacional da Educação (FNE) realiza na próxima terça-feira, dia 3 de setembro, em Lisboa, no Novotel (Av. José Malhoa, 1A), o seminário "Educação: Que desafios para a legislatura?"
Pelas 11h00 será apresentado em Conferência de Imprensa o Roteiro para a Legislatura 2019-2023, que a FNE aprovou recentemente em Secretariado Nacional.
A FNE considera neste documento que os portugueses devem poder confiar no seu sistema educativo e nos seus profissionais, que devem ser valorizados e respeitados e para isso elencou várias propostas para esta nova legislatura que se aproxima, definindo ainda 10 medidas para os primeiros cem dias de Governo.
As medidas e propostas da FNE que vão desde o pré-escolar ao ensino superior, a questões relacionadas com docentes e não docentes, visam estabelecer um conjunto vasto de matérias que entendemos que devem ser tratadas durante os próximos quatro anos de governação, pois a apreciação global da ação da anterior legislatura, em termos de educação, foi, para a FNE, claramente negativa, exigindo-se agora novas políticas de valorização dos profissionais da educação e de investimento numa oferta de qualidade para todos já durante o período 2019-2023.
Esta apresentação vai contar com intervenções de João Dias da Silva, Secretário-Geral da FNE, Lucinda Manuela Dâmaso, Vice-Secretária-Geral da FNE, Pedro Barreiros, Vice-Secretário-Geral da FNE, Maria Adelaide Lobo, Presidente do STAAEZN (Sindicato dos Técnicos Superiores, Assistentes e Auxiliares de Educação da Zona Norte) e Teresa Soares, Secretária-Geral do SPCL (Sindicato dos Professores nas Comunidades Lusíadas).
Pelas 14h30m realiza-se uma sessão de debate com um painel que contará com representações de Partidos Políticos candidatos às eleições legislativas de 6 de outubro de 2019. Cada Partido Político terá direito a uma intervenção inicial de 15 minutos, onde serão apresentadas as suas perspetivas para o futuro na educação em Portugal, seguindo-se um debate alargado a todos os participantes.
Em vésperas de eleições, esta é a oportunidade da FNE apresentar e ouvir propostas para reverter as situações negativas da educação nacional. Não desistimos no passado de combater o que esteve errado e não desistimos agora de ser exigentes para um futuro diferente da educação em Portugal.
Porto, 29 de agosto de 2019
A Comissão Executiva
Notícias Relacionadas
NÃO É POSSÍVEL, MAS VAI TER DE SER!
A Federação Nacional da Educação (FNE) não pode d...
14 Maio 2025
Não, o Ministério da Educação não é (nem nunca foi) um “Ministério dos Professores”!
Ciclicamente, surgem discursos que ganham força não pela...
12 Maio 2025
Balanço da 4a reunião da Comissão de Acompanhamento da aplicação do DL n.º 48-B/2024
A FNE esteve esta tarde no MECI/DGAE para a quarta reuni...
12 Maio 2025
Partidos Políticos apresentaram as suas “As Apostas na Educação”
O Auditório do Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZ...
10 Maio 2025