secretariado@spzn.pt https://mail.spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

FNE na Cimeira Internacional da Profissão Docente


2 Maio 2023

Notícias FNE

FNE na Cimeira Internacional da Profissão Docente

Realizou-se em 26 e 27 de abril de 2023, em Washington D.C., a Cimeira Internacional da Profissão Docente (ISTP, na sigla inglesa), organizada anualmente pela Internacional da Educação (IE – representante mundial dos sindicatos da educação) e pela OCDE, que teve no corrente ano como país hóspede os Estados Unidos da América e o seu Secretário Federal da Educação, Miguel Cardona.

O tema da Cimeira foi “Posicionados para o futuro: O Ensino transformador para o envolvimento global, a sustentabilidade e o acesso digital”, repartido por três vetores: 1: Promover e valorizar a profissão docente; 2: Educar para a competência global e cultural e o envolvimento cívico; e 3: Alavancar as tecnologias digitais para assegurar um acesso equitativo e uma melhor aprendizagem para todos.

A ISTP 2023 sucedeu assim à ISTP 2022, que decorreu presencialmente em Valência, Espanha.

Vinte e duas delegações de governos nacionais estiveram presentes em Washington D.C., tendo a delegação portuguesa sido constituída pelo Secretário de Estado da Educação António Leite, dois elementos do seu ministério (Susana Castanheira e Carlos Santos) e por dois representantes das duas maiores federações sindicais da educação filiadas na IE: a FNE e a FENPROF.

Se o governo de um país não se inscrever na Cimeira, os representantes dos sindicatos da educação desse país não podem estar presentes no evento. Foi o que aconteceu este ano a alguns países, como o Reino Unido, facto a que a IE muito se opôs. A ISTP é o maior fórum mundial de debate do ponto da situação da profissão docente e dos seus desafios presentes e de futuro.

Como é habitual na ISTP, cada delegação nacional – sindicatos e ministérios da educação – elaboram e redigem, em conjunto, alguns compromissos, a que ficam ligados até à cimeira do ano seguinte. Os representantes sindicais portugueses afirmaram publicamente no evento que gostariam de ver o Governo português mais empenhado em processos de diálogo social frutíferos, que trouxessem à profissão docente e aos seus profissionais o seu devido reconhecimento e a sua devida valorização. Este fundamento é o que justifica as presentes lutas dos professores em Portugal.

Nesta sequência, o Governo português assumiu com as duas federações nacionais reforçar o investimento na educação e diminuir os níveis de burocracia nas escolas; reforçar o papel da escola na promoção da cidadania e da democracia; introduzir, em todas as modalidades de formação de professores, componentes relevantes sobre o digital e a Inteligência Artificial, como instrumento para a melhoria das aprendizagens; e utilizar as tecnologias digitais para reforço da inclusão, corrigindo as desigualdades atuais e combatendo a emergência de novas exclusões decorrentes do acesso assimétrico ao digital.

No dia 24 de abril, os delegados da FNE e da Fenprof reuniram com as duas maiores organizações sindicais da educação norte-americanas – a NEA (mais de três milhões de associados) e a AFT (cerca de dois milhões de filiados) -, que se batem nos EUA pela escola pública de qualidade, pela diversidade na educação EUA e pela valorização dos docentes naquele país.

Na sede da AFT, decorreu um painel sobre “A Interseção da Democracia e da Educação Pública”, presidida por Susan Hopgood, Presidente da IE. Por último, a sede da NEA foi o local escolhido para uma pré-cimeira sindical da educação, apenas com representantes de sindicatos filiados na IE. O tema foi “Uma visão estratégica das ISTP e a sua relação com outras iniciativas da educação”, presidida por David Edwards, Secretário-Geral da IE.

No dia 25 de abril, as delegações visitaram escolas e universidades de Washington e da parte da tarde o Governo espanhol refletiu sobre a Cimeira de Valência e passou o testemunho ao setor da Educação da Administração Biden, que refletiu sobre a importância da ISTP e sobre temas emergentes na educação.

Um dos pontos altos da Cimeira foi a presença na Cimeira da professora Jill Biden, mulher do Presidente dos EUA, que curiosamente continua a dar aulas numa escola próxima da capital, no Estado da Virgínia. A este respeito, Miguel Carmona confidenciou: “Muitas vezes vamos no avião e no helicóptero presidencial e ela aproveita o tempo para corrigir testes!”.

O governo de Singapura será o hóspede da Cimeira Internacional da Profissão Docente 2024.

Notícias Relacionadas

Conclusões da reunião da comissão de acompanhamento da aplicação da RITS

Conclusões da reunião da comissão de acompanhamento da aplicação da RITS

Realizou-se esta 5ª feira, dia 9 de janeiro de 2025, ...

10 Janeiro 2025

FNE reuniu com MECI sobre RJIES

FNE reuniu com MECI sobre RJIES

José Luís Abrantes, Secretário-Geral Adjunto da FNE, fez ...

9 Janeiro 2025

Jornal FNE - dezembro 2024

Jornal FNE - dezembro 2024

A edição de dezembro 2024 do Jornal FNE já está disponí...

30 Dezembro 2024

FNE avançou com pedido de negociação suplementar

FNE avançou com pedido de negociação suplementar

A Federação Nacional da Educação (FNE) fez chegar ao M...

30 Dezembro 2024

Voltar