secretariado@spzn.pt https://mail.spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

FNE lança campanha "Por aumentos salariais dignos!"


28 Janeiro 2020

Notícias FNE

FNE lança campanha

A Federação Nacional da Educação (FNE) lançou esta semana a campanha "Por aumentos salariais dignos!". Esta campanha consiste na mobilização para o envio de um bilhete postal ao Primeiro-Ministro, seja por via postal, ou pelas redes sociais ou através da página oficial do Governo, com uma mensagem que defende que a valorização de cada trabalhador também se concretiza através de aumentos salariais dignos.

Para a FNE, a qualidade do serviço público, que inclui o sistema de Educação e Formação, depende de trabalhadores reconhecidos e motivados, sendo por isso exigível que se determinem aumentos salariais que valorizem o empenho profissional com que cada um exerce as suas funções.

Esta é uma ação que expressa também a total solidariedade da FNE com a greve marcada para o próximo dia 31 de janeiro e anunciada em 19 de dezembro de 2019 pelo Secretário-Geral da Federação de Sindicatos da Administração Pública (FESAP), para os trabalhadores da administração pública.

O que está em causa neste protesto é a ausência de um processo negocial sério e construtivo para os aumentos salariais de todos os que prestam serviço público. O que está em causa é a conduta unilateral de imposição do governo de um aumento de 0,3 por cento aos seus trabalhadores.

Esta campanha constitui a forma que a FNE determinou para apelar ao Governo para que passe a adotar uma atitude de real disponibilidade para a negociação coletiva, de forma a promover no seu âmbito a determinação de valorização das carreiras da administração pública.

A FNE acrescenta ainda nas suas reivindicações, e como consta da Resolução aprovada pelo Secretariado Nacional de 15 de janeiro passado, que seja rejeitado o regime diferente, mais gravoso e discriminatório aplicável aos docentes da Região Autónoma dos Açores, no que à compensação por caducidade a termo resolutivo respeita.

Com esta Campanha, a FNE pretende mostrar ao Governo que vai continuar a lutar contra as desigualdades e contra a consequente desvalorização dos docentes e dos não docentes das nossas escolas, evidenciando a necessidade de serem definidas soluções capazes de melhorar as condições de desenvolvimento pessoal e de carreiras, mobilizadoras de uma intervenção profissional que seja garantia de uma escola pública de qualidade e equidade, onde todos encontrem resposta às suas necessidades e aos seus desafios. Não desistimos!

Saiba mais sobre esta campanha em https://fne.pt/pt/noticias/go/acaosindical-por-aumentos-salariais-dignos

 

A Comissão Executiva – FNE

Porto, 28 janeiro de 2020




Notícias Relacionadas

Conclusões da reunião FNE com MECI relativa ao ECD (Mobilidade)

Conclusões da reunião FNE com MECI relativa ao ECD (Mobilidade)

Pedro Barreiros, Secretário-Geral da FNE, fez o balanç...

17 Janeiro 2025

FNE reúne com MECI sobre ECD e pedido de negociação suplementar

FNE reúne com MECI sobre ECD e pedido de negociação suplementar

A Federação Nacional da Educação (FNE) reúne com o Mi...

17 Janeiro 2025

Conclusões da reunião da comissão de acompanhamento da aplicação da RITS

Conclusões da reunião da comissão de acompanhamento da aplicação da RITS

Realizou-se esta 5ª feira, dia 9 de janeiro de 2025, ...

10 Janeiro 2025

FNE reuniu com MECI sobre RJIES

FNE reuniu com MECI sobre RJIES

José Luís Abrantes, Secretário-Geral Adjunto da FNE, fez ...

9 Janeiro 2025

Voltar