27 Outubro 2022
Atualidade
Na manhã do dia 27 de outubro, duas dirigentes do Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN) foram impedidas de realizar a atividade sindical num Agrupamento de Escolas em Fafe.
Tudo aconteceu no Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira quando as dirigentes, no exercício das suas funções e devidamente identificadas como tal à entrada do recinto escolar, se deslocaram ao interior do referido Agrupamento para procederem à colocação e distribuição de informação relativa à atividade sindical, designadamente sobre a promoção da Greve Nacional de Professores e Educadores agendada para o próximo dia 2 de novembro de 2022. Chegadas à Sala dos Professores onde iriam distribuir material sobre os interesses socioprofissionais dos docentes, designadamente sobre a Greve, foram expulsas daquele espaço pelo Responsável dos Assistentes Operacionais, por ordem expressa do Diretor daquele Agrupamento.
O SPZN repudia o sucedido porquanto se tratou de uma clara objeção à liberdade sindical e, avizinhando-se uma Greve, mais não foi do que uma tentativa de intimidação aos docentes, que se encontravam em grande número na sala dos professores, para os dissuadir na adesão à mesma.
O SPZN lamenta que esta postura seja assumida por um diretor de um Agrupamento, sendo a Escola um espaço que deve promover valores de liberdade, tolerância, altruísmo e incitar à democracia, devendo assegurar a preparação dos alunos para as múltiplas exigências da sociedade contemporânea e o desenvolvimento de competências diversas para o exercício da cidadania democrática.
É inegável a importância que a escola tem na construção de práticas de cidadania por ser frequentado por crianças/alunos para aprenderem e se desenvolverem como cidadãos onde também aprendem por meio do exemplo de quem acima deles se encontra, pelo que era exigível que o Agrupamento de Escolas Carlos Teixeira desse o exemplo pela positiva, sendo, por isso, o seu comportamento alvo de uma censura claramente acrescida.
O Sindicato dos Professores da Zona Norte - SPZN, faz saber que este comportamento inadmissível não ficará impune, estando já a iniciar diligências para o prosseguimento judicial e extra-judicial deste deplorável incidente.
Porto, 27 de outubro de 2022
Sindicato dos Professores da Zona Norte
Comunicado SPZN - 27 outubro 2022
https://www.spzn.pt/uploads/documentos/documento_1666908619_9368.pdf
Notícias Relacionadas
Finalmente terminou a Propina do EPE! 11 anos de trabalho para pôr fim a uma injustiça!
Após 11 anos de lutas e protestos, que decorreram de 2013...
1 Dezembro 2024
Professores surpreendidos com altas taxas de retenção e descontos milionários de IRS no salário deste mês
Há docentes com taxas de retenção na fonte acima dos 44% ...
22 Novembro 2024
Vencimentos de novembro: Esclarecimento e Garantia
No processamento de vencimentos de novembro foi aplicada, em...
22 Novembro 2024
Medicina do Trabalho - Um passo em direção à valorização dos profissionais da Educação.
A Federação Nacional da Educação, FNE, congratula-...
23 Outubro 2024